terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Redes Socias

O que as redes sociais têm dito de você.

 

 

 


Estamos nos ligando cada vez mais nas redes sócias: Twitter, facebook, Instagrame etc, e a cada dia compartilhamos mais nossa vida, amigos, saídas, férias, restaurantes, enfim, queremos postar tudo o que nos acontece. Consequentemente a maioria das pessoas passa mais tempo em frente ao computador se relacionando pelo modo virtual e isso além de prejudicar nossos relacionamentos interpessoais, também nos transfere para um mundo isolado e de exibicionistas. 


Esse assunto esta sendo alvo de várias pesquisas.  E segundo a revista Época esse comportamento já ganhou até apelido, quem se auto promove é chamado de bragger que quer dizer algo do tipo “fanfarrão”, a revista traz também pesquisas e uma delas foi feita através de um site no Reino Unido e sugere que a principal razão para usuários de redes sociais excluírem alguém de sua lista de amigos é o exibicionismo. O artigo da Época continua dizendo a mania de se gabar virtualmente é tão ostensiva que já despertou a atenção da ciência. Começam a aparecer os resultados de uma série de estudos destinados a entender por que as redes sociais podem despertar nossos piores sentimentos – de soberba a inveja – e os efeitos de remoê-los em velocidade 4G.  

 
Outra pesquisa feita na Universidade Humboldt, em Berlim, entrevistaram 357 universitários e descobriram que o principal sentimento despertado pela vida virtual é a inveja. 
“Há muitas semelhanças entre os usuários de uma rede social: amigos em comum, mesma formação e origem cultural”, diz Hanna Krasnova, uma das autoras da pesquisa. “Os estudos sugerem que as pessoas tendem a invejar gente parecida com elas.” 
Por trás desse impulso, aparentemente mesquinho, há uma necessidade muito humana. “Buscamos ser aceitos”, diz a psicóloga Luciana Ruffo, do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mas a versão editada de nossos melhores momentos pode ter o efeito contrário e nos afastar do grupo. “As pessoas acham que uma frase ou uma foto resumem a vida de alguém. Isso não é verdade”, diz Luciana. 
  
Mas conforme a bíblia, o que Deus nos diz sobre isso?  
Em Romanos 13:12,14 diz: A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz. Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia..., não em desavença e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne. 


Até mesmo as nossas postagens devem ser para honrar a Deus, nossa vida foi completamente entregue a ele e tudo o que nos fazemos deve ser alvo do seu louvor e honra, mas de que jeito você esta usando a sua rede social? O que ela tem despertado na sua rede de amizades? O que ela tem dito de você? Aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens. Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua. 
Romanos 14:18 e 19

Sabemos que somos vistos o tempo todo e o seu perfil nas redes sociais diz muito sobre quem você é.

  
Que venhamos ter a consciência e o cuidado de não despertarmos sentimentos de inferioridade em quem nos segue, acompanha e faz parte das nossas redes, que sejamos vistos como comprometidos em expandir o amor de Cristo, e não causadores de inveja, pois podemos usar essa ferramenta, que alcança várias pessoas que estão a procura de um lugar pra descansar, vidas aflitas que precisam de esperança e de uma palavra de motivação, para levarmos a verdade que “há salvação em Jesus Cristo”, essa deve ser nossa postura, expandir o amor que um dia nos resgatou de um mundo de mentiras e superficialidades.  
 

Bjos,
Dayse ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário